Blog Oficial do EdDiiiHh
Blog Oficial do EdDiiiHh ®
domingo, 25 de março de 2012
Ajudar ao próximo
Vivemos numa sociedade cada vez mais alienada e desumanizada: os carros nos retiraram das ruas, onde passeávamos a pé e cumprimentávamos toda a gente; os cubículos tornaram o mundo do trabalho num local isolado, assim como as fábricas e até s computadores; as televisões nos prendem ao sofá e não nos deixam sair e conviver com outras pessoas; até no cinema, onde se concentram muitas pessoas, ninguém conversa porque estamos todos voltados para a tela gigante. Embora nada disso seja mau ou inapropriado, temos de assegurar que não estamos nos isolando do mundo, trocando o amor pelo próximo e o valor de uma comunidade pela exclusão social e a individualidade acentuada.
Há uma crescente tendência do egoísmo em detrimento da ajuda ao próximo, conhecido ou desconhecido, uma tendência que é preciso contrariar. É preciso lutar contra o egoísmo, a inveja e a avidez. Como? Dar mais de nós aos outros. Por quê? Ao estender a mão a outro ser humano vai sentir-se melhor consigo próprio; vai melhorar algum aspecto da vida dessa pessoa, nem que seja apenas naquele momento; a compaixão é contagiosa; o mundo torna-se, aos poucos, num sítio muito melhor. Quando? Hoje. Não sabe por onde começar? Damos uma pequena ajuda. Sorria e seja simpático. Um gesto tão simples e pequeno como este pode ter um impacto profundo no dia de outra pessoa, que pode acabar por fazer o mesmo por outra pessoa e por aí fora...
Faça voluntariado. Não precisam ir todos os dias ou todas as semanas, mas inscrever-se numa instituição onde possa fazer voluntariado é uma das coisas mais maravilhosas que pode fazer por si e por muitas pessoas que estão à mercê do próprio voluntário. Pare de ajudar. A próxima vez que vir alguém deixar cari as comprar, que parece estar perdido ou a mudar um pneu furado, pare e pergunte se pode fazer alguma coisa para ajudar. Console alguém que esteja passando por um momento difícil. Quem estiver de luto, vivendo uma doença ou qualquer outra dificuldade, precisa sempre de um ouvido amigo, palavras reconfortantes, um abraço forte.
Faça um donativo. Existem milhares de instituições que precisam diariamente de donativos, grandes ou pequenos. Em vez de comprar mais um peça de roupa ou qualquer outro acessório dispensável, utiliza esse dinheiro para ajudar quem não se pode dar a esses luxos. Seja um bom ouvido. Por vezes, uma pessoa que está triste, deprimida, zangada ou revoltada precisa apenas de um ouvido amigo. Deixar essa pessoa conversar e “ descarregar “ frustrações podem ser um gesto inesquecível e uma ajuda importante. Envie um e-mail pode ser perfeito para agradecer o jantar que os amigos te ofereceram no fim de semana ou então para dar os parabéns à prima pela promoção. Mostre o seu apreço por alguém publicamente. Elogiar alguém no seu blog, em frente aos colegas de trabalho ou na presença da família é uma ótima maneira de fazê-los sentires valorizados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
interessante seu poste de hoje, gostei..' diferente e muito bom..
ResponderExcluir^^ amoo tanto<<